Se você já andou pela avenida Shijo próximo à ponte que atravessa o rio Kamo em Kyoto, você deve ter sentido um micro-caos instituído. É muito turista turistando e isso nunca é um bom sinal… Mas você precisa passar por essa área se quiser ir até o templo Yasaka ou visitar o tradicional bairro de Gion.
Se você precisar de um pouco de paz em meio ao caos, existe um pequeno museu particular em frente ao teatro de kabuki. O nome do museu é Kahitsukan. Parece que o proprietário faz contato diretamente com os artistas que gosta e organiza pequenas exposições. Até a pouco tempo havia uma exposição de fotografia de Elliot Erwitt, que fotografou a saia esvoaçante de Marilyn Monroe (eu nem sabia, só fui arrastado para ver fotos de cachorro).
São quatro andares mais o subsolo, onde tem uma exposição permanente de um artesão chamado Kitaoji Rosanjin. Aparentemente não há quem não o conheça no mundo das artes. São artesanatos rústicos com o peso do tempo da natureza. O artista japonês parece ter fixação por reproduzir o intemperismo natural, que é justamente o que dá a profundidade do tempo.
O oásis fica no quarto andar. A porta do elevador se abre e você se depara com um pedaço da serena e silenciosa floresta temperada. No fundo há uma sala japonesa com um suave toque ocidental. Tudo muito bem harmonizado. Enfim, se você estiver precisando de uma folga da agitada vida turística de Gion, é uma boa rota de fuga. 😉