A Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário habilita uma pessoa a conduzir veículos automotores de sua categoria em território estrangeiro. Que demais! Mas adivinhe: o Japão não é signatário de tal acordo, o que torna tudo um pouco mais burocrático se você brasileir@ quer ou precisa conduzir por terras xintoístas.

Deve ser parecido em todas as províncias, mas irei narrar brevemente o processo pelo qual passei aqui em Kyoto.

Depois que você juntar os documentos e as traduções necessárias, será preciso passar por um teste de 10 questões sobre normas gerais de trânsito. Você é aprovado se acertar 7, mas a sua obrigação é tirar pelo menos 8 porque é uma prova inacreditavelmente simples.

Bom, aprovado no teste de conhecimentos básicos finalmente chega a etapa das trevas: o teste de habilidade técnica. Não deveria ser nada difícil, mas o hábito é um inimigo terríver… e é somente contra ele que provavelmente você terá que se degladiar.

Decorar placas e o roteiro do teste são tarefas relativamente simples (sim, porque você será reprovado algumas vezes). O problema são as curvas. Você precisa dar seta 30 metros antes de fazer a curva, deve olhar para o retrovisor interno e laterais e virar-se rapidamente para trás para checar o ponto cego e o trânsito de pedestres ou ciclistas, e encostar o veículo o mais próximo possível da faixa de trânsito (ou da guia). Parece bem simples, mas é onde ocorrem 80% das reprovações.

Já fisicamente desgastado, com o poder psicológico quase entrando em colapso e batendo os dentes por causa do frio infernal, eis que finalmente após minha sexta passagem pelo centro de teste de habilitação da polícia provincial de Kyoto, consigo obter minha habilitação!

A etapa final do processo é pagar a taxa de emissão, tirar a foto, fazer o teste de visão e aguardar como um cordeiro a entrega da habilitação (não sem antes “escuitar“ o sermão do delgado delegado) para finalmente correr em liberdade para o maravilhoso mundo da automobilização.

Para quem está nessa jornada, boa sorte! 😉

PS: a imagem foi retirada do Google Maps e representa a pista de teste da polícia provincial de Kyoto.

%d人のブロガーが「いいね」をつけました。