No primeiro dia do primeiro mês do ano, as pessoas no Japão tendem a ir para algum templo de sua preferência para fazer a primeira prece do ano. Esse ritual é conhecido como 初詣 [hatsumoude].

O Chion-in não é um local especial para o hatsumoude, mas é um local famoso pelos filmes que rodou. Se quiser aproveitar a ressaca da virada para variar um pouco a pauta das conversas à beira da churrasqueira…

Se você assistiu ao filme “O Último Samurai“ vai ver suas escadarias na conversa entre Ken Watanabe e Tom Cruise. Aliás, reza a lenda que toda a vez que Tom Cruise vem para o Japão ele se hospeda em algum canto do Chion-in. É um bom filme dentro da proposta enlatada de Hollywood.

A segunda dica para prosa se chama “Ichimei“. Nele um duelo é travado na entrada principal do Chion-in. Esse filme é dirigido por Takashi Miike, aclamado pela mídia ocidental como o “Tarantino Japonês“. Tarantino escreveu, dirigiu e produziu filmes muito mais interessantes. Honestamente, Takashi Miike é bem meia-boca. No entanto, Ichimei é uma surpreendente exceção. Surpresa essa que se desfaz se você assistir “Seppuku“ de Masaki Kobayashi, base para a refilmagem, porém infinitamente superior.

Aliás, todos os filmes falam sobre como lavar a honra. Uns de maneira mais indutiva, outros de maneira mais dedutiva.

%d人のブロガーが「いいね」をつけました。