A novela não continuou na semana seguinte, mas voltou!

Vamos falar um pouco sobre MÉTODO porque isso é sério e você pode ficar perdido nas propagandas de produtos relâmpagos que pipocam periodicamente em sua timeline dizendo ter a solução para os seus problemas.

Método é algo que foi muito estudado nas universidades do mundo inteiro. As pesquisas concordam que há procedimentos que dão mais ou menos resultados, mas no final das contas o método sozinho não é a solução para os problemas de ensino-aprendizagem.

Aprender algo envolve muito mais do que uma série de procedimentos repetitivos, que é o que um método é: uma série de procedimentos. É preciso estar atendo também às questões sociais, econômicas, culturais e psicológicas que são parte integrante da vida do estudante.

Um sujeito chamado Kumaravadivelu, fez um resumo bom dos elementos necessários para se aprender uma língua com mais eficiência. Seus estudos estão baseados em aulas presenciais em grupo (mas podem ser igualmente aproveitados para o ambiente virtual de aprendizagem) e oferecem dicas fundamentais para repensar o processo de ensino-aprendizagem.

Kumaravadivelu propôs três princípios orientadores para as práticas de ensino-aprendizagem, a saber: particularidade, praticalidade e possibilidade.

PARTICULARIDADE – nas palavras do autor: “qualquer pedagogia pós-método deve ser sensível a um grupo particular de professores ensinando para um grupo particular de alunos possuindo um conjunto particular de objetivos dentro de um contexto institucional específico, imerso em um meio sociocultural particular”. Uau! Enfim, todo mundo é diferente e não tem como um único método dar conta das necessidades e interesses de todo mundo.

PRATICALIDADE – o termo é ruim. Pode ser entendido como o princípio da utilidade prática. Se tem algum procedimento que funciona, reflita sobre os motivos dele funcionar. Se tem um procedimento que não funciona, reflita sobre os motivos dele não funcionar. Se possível compartilhe a experiência com outros, pois assim você verá claramente como os mesmos procedimentos funcionam ou não para cada um.

POSSIBILIDADE – esse é o princípio mais revolucionário e está baseado nos ideiais pedagógicos de Paulo Freire. A experiência das pessoas é moldada por ambientes sociais, econômicos e políticos mais amplos. Dar essa consciência para as pessoas é fundamental para que elas possam se livrar de estruturas de poder limitantes, que encontramos por exemplo na cultura escolar e nos métodos de ensino comercializados mundo afora.

O primeiro passo para uma linha de estudos de sucesso é perceber que o método não é solução de aprendizagem e sim apenas um instrumento de estudo. Tudo o que você precisa para aprender japonês está disponível gratuitamente na Internet. O que você precisa definir é um objetivo de estudo, estabelecer sua motivação, assumir uma postura responsável de estudo e se empenhar.

Baseado nos três princípios, Kumaravadivelu foi mais específico e elaborou 10 estratégias de ensino-aprendizagem, mas isso será assunto para uma outra oportunidade! 🙂

%d人のブロガーが「いいね」をつけました。